Você conhece as garrafadas para engravidar? Elas funcionam?
- Dr. Luiz Fernando Carvalho
- 1 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Com o avanço da tecnologia, hoje as informações percorrem o mundo em poucos minutos, principalmente por meio das redes sociais. No entanto, é preciso tomar muito cuidado com a origem dos conteúdos compartilhados, pois eles influenciam muitas pessoas, seja positivamente ou negativamente. É o caso das famosas “garrafadas”, que são a mistura de ervas medicinais que ganharam a internet com a promessa de ajudar mulheres a engravidar.
Sabemos que a natureza dispõe de frutos, plantas e raízes com propriedades medicinais preciosas e que muitas vezes elas são indicadas pelos próprios médicos como coadjuvantes no tratamento de diversas enfermidades, mas as garrafadas milagrosas podem representar riscos à saúde da mulher ou do casal que está tentando ter filhos.
Por que as garrafadas fazem mal?
Não há como afirmar que a solução faz mal à saúde, mas ela não oferece melhora alguma para os principais problemas que causam a infertilidade, como a endometriose, por exemplo.
Por conta da vasta divulgação das garrafadas nas redes sociais e em sites de venda, muitas mulheres que não têm condições de fazer tratamentos de reprodução assistida como inseminação artificial e fertilização in vitro, vêm recorrendo ao “poder” do produto natural, mas com isso estão expondo a saúde a grandes riscos, além do potencial atraso do tratamento definitivo.
As garrafadas não têm certificação por órgãos sanitários, por isso não passam por nenhuma fiscalização. O perigo pode estar tanto na origem das ervas medicinais, na qual não se sabe a procedência - podendo conter alto índice de metais pesados adquiridos pela exposição à poluição-, como no preparo, por conta da falta de higiene adequada que pode colocar diversas bactérias para dentro do corpo.
É preciso alertar as pessoas de que esse tipo de recurso pode trazer muito mais malefícios do que benefícios para o organismo. Se o produto não é indicado por médicos especialistas em reprodução humana, é sinal de que ele não é seguro e que a promessa “garrafadas ajudam a engravidar” é um mito!
Caso tenha menos do que 35 anos e esteja tentando engravidar há mais de um ano, ou se já passou dessa idade e a tentativa se estende há seis meses, está na hora de buscar ajuda de um especialista. Não recorra às garrafadas e a nenhum outro método milagroso. A medicina reprodutiva está cada vez mais avançada e dispõe de diversas técnicas para tornar o sonho da maternidade em realidade. Além disso, o custo dos procedimentos não é tão alto como antigamente e hoje há diversas facilidades para viabilizar o tratamento. Nisso você pode acreditar!
Artigos Relacionados:
留言